6 de agosto de 2017

Crie seus grupos de trabalho

Qualquer projeto precisa de pessoas engajadas.

Qual o passo a passo para aproximar e reter bons voluntários:

  1. Divulgue a criação da sua agência de notícias usando seus eventos (Comunicados em reuniões, comunicar ao final de uma missa ou celebração, informar em panfletos afixados em painéis de comunicados ou até mesmo em pontos comerciais – tais como padarias – na proximidade de sua instituição). Veja em breve aqui um vídeo mais detalhado de como fazer isso;
  2. Marque uma primeira reunião. Nesse dia voce deve apresentar o projeto de sua “redação jornalística”. Quais as áreas a serem preenchidas: editorial, gestão de conteúdo, fotos e filmagens e relações com a comunidade. Incentive as pessoas a se engajarem nas áreas nas quais sentem afinidade, mesmo se essas pessoas não dominarem as técnicas e ferramentas, pois isso fará parte de treinamento posterior.
  3. Tendo estabelecido cada colaborador voluntário em cada área, agora é hora de se informar a respeito de quais as capacitações necessárias para cada agente participante. Sua instituição deverá estar preparada para fornecer esse treinamento ou, caso não haja essa possibilidade, voce deve dar atenção para estabelecer pessoas já com competências formadas em cada área necessária (por exemplo, quem for trabalhar como editor ou editorial deverá desejavelmente dominar a língua portuguesa e também um editor eletrônico de textos, tipo word).
  4. Faça uma primeira reunião de definição de pauta – eventos a cobrir, conteúdo informativo do dia a dia, por exemplo expediente de sua secretaria e procedimentos para participar de determinada ação (por exemplo, no caso de uma Paróquia, além do expediente de secretaria, seria interessante relatar quais os procedimentos para realizar um casamento ou um batizado).
  5. Tendo a plataforma digital (internet) pronta para uso (vamos ver isso mais adiante), basta principiar as atividades de coletar e postar as notícias e conteúdos.