Dengue, zika e chikungunya: aedes aegypti é o principal transmissor

De acordo com a Paraná RPC- uma subsidiária do G1 no Paraná,

Sintomas das três doenças podem ser parecidos e dificultar o diagnóstico. Contágio por zika vírus nem sempre apresenta sintomas.

É claro na atualidade que essas três enfermidades virais são transmitidas pelo tal mosquito infectado.

Sabemos também que a principal forma de acabar com o mosquito é evitando a reprodução do mesmo e isso significa acabar com os locais preferidos para essa ação reprodutória.

Esvaziar recipientes com água parada, tratar a água ou esvaziar as piscinas sem tratamento, colocar areia nos pratinhos para coleta de água de vasos de plantas, isso não é suficiente.

Especialmente para você que mora em condomínios, se o seu condomínio é de veraneio, observe as casas ao seu redor, especialmente àquelas nas quais os moradores estão fora, esses são os locais onde se deve prestar atenção. Alerte o síndico para que realize vistorias e promova ações para aliminar os criadouros do mosquito.

Já no caso de síndicos de edifícios localizados nos grandes centros urbanos, estes devem checar toda a região de suas propriedades e também ficar alertas para o entorno dos seus prédios. Caso desconfie de algum terreno baldio ou mesmo de alguma propriedade privada, casa que seja, o poder público deverá ser comunicado.

Na capital paulistana, faça contato com a subprefeitura de seu bairro.

Em cidades do interior, ligue para a prefeitura e fale na secretaria da saúde, informando o local a ser vistoriado.

É um dever do Estado estabelecer políticas públicas de ataque aos criadouros e é um dever de cada um de nós zelarmos para que nossos bairros estejam livres do mosquito transmissor.