Garagem – o risco de invasão e as vulnerabilidades

Os portõe de entrada pela garagem de qualquer condomínio são pontos de alto risco em vulnerabilidade.

Desejavelmente deverá o condomínio ter uma área de clausura, confinada entre dois portões.

Assim, quando o portão de fora é aberto, o interno permanece fechado, sendo liberado apenas após o fechamento do portão externo e desejavalmente por controle exisntes não mãos de funcionário porteiro responsável pela entrada de garagem.

Especialmente quando falamos em edifícios residenciais localizados em grandes centros, caso não haja a possibilidade de se instalar portões com área de clausura, recomendamos fortemente que se contratem funcionários para fazer turnos em vigia ao portão de garagem.

Poderá também o condomínio dispor de câmeras de segurança, além de dispositivos do tipo “tag” que acionam automatiamente os portões do condomínio.

ALTO RISCO: note que deixar selos, etiquetas, ou “crachás” para dependurar no espelho retrovisor interno, contendo nome, dados do condomínio, isso representa uma prática de alto risco de deve ser evitado. Note que uma simples foto tirada do crachá pelo malfeitor via celular, permite que se reproduza uma cópia fiel do crachá, o que poderá causar grande confusão na seleção e permissão de entrada por parte do seu funcionário. Caso pretenda se utilizar de crachás nos veículos, faça apenas com algum símbolo a ser reconhecido pelo seu pessoal, evite escrever o nome de seu condomínio e elimine endereços e locais de referência que permitam que pessoas mal intencionadas possam duplicar seu crachá e depois utilizar a cópia falsa para ingressar em seu condomínio.

DICA: muito cuidado na hora de receber materiais ou na hora de colocar o lixo pra fora do condomínio. Em geral esses atividades requerem um tempo muito grande em que os portões ficam abertos e isso representa alto risco para invesões.

Conheça o “Botão de Pânico”, isso poderá salvar sua vida em casos de emergência!