Elevador Paralisado

Uma situação bem difícil de lidar.

O elevador fica paralisado entre andares e alguém permanece preso lá dentro…

Pode até levar ao desespero…

O que é importante você saber para lidar com a situação?

  1. a primeira coisa a saber é que cabe a algum colaborador do edifício realizar um procedimento de segurança: desligara a chave de alimentação de energia elétrica que alimenta o elevador;
  2. outra coisa importante: Existe uma Lei Federal Brasileira que impede que qualquer pessoa, seja funcionário do prédio, seja o síndico ou qualquer outro morador, enfim a lei proibe que a porta do elevador seja aberta utilizando-se a chave mestra. Sim, proibe, apenas quem pode utilizar a chave mestra para soltar alguém preso no interior do elevador é um funcionário da empresa responsável pela manutenção dos elevadores ou algum colaborador integrante do Corpo de Bombeiros.
  3. Por que existe essa lei? Esteja certo de que não é para trazer constrangimento ou medo a quem fica no interior do elevador, mas sim para evitar que acidentes ocorram na tentativa de tirar alguém do interior do elevador. Por exemplo se no momento em que você estiver com a porta aberta e a pessoa estiver sendo removida, que a energia volta e o elevador sofre alguma queda, imagine… A pessoa poderá ter alguma parte do corpo dilacerada.
  4. O que se deve fazer é abrir um chamado para retirada de pessoa presa no elevador e depois o que se pode fazer é comunicar com algum familiar da pesssoa e permanecer na proximidade da porta, conversando e acalmando a pessoa no interior do elevador;

Esse tipo de antedimento é prioritário por parte das empresas de atendimento aos elevadores, sendo também prioritário atendimento por parte do Corpo de Bombeiros, assim, acredite, você que está do lado de fora, tente manter a sua calma e a calma por parte de quem está do lado de dentro conversando e dizendo que o resgate já está a caminho, devendo chegar em poucos minutos.

DICA: tente evitar produzir pressões sobre os funcionários do condomínio, ou mesmo chegar ao ponto de “agredir” o síndico, pois os mesmos estão proibidos por Lei em procederem a liberação das portas do elevador. Acredite, manter a calma no ambiente externo e auxiliar a pessoa confinada a manter a calma são as melhores práticas até o resgate chegar.

Conheça o APP Botão de Pânico