Empresa Terceirizada x Segurança Orgânica

O que é uma empresa terceirizada de serviços?

_ Trata-se de empresas especializadas em oferecer mão de obra para atender a portaria, recepção, limpeza e demias serviços do condomínio.  Os funcionários são registrados pela própria empresa terceirizada, sendo esta responsável por todas as obrigações trabalhistas e encargos, assim como repor o funcionário em caso de falta ou de férias;

O que é a Segurança Orgânica?

_ Trata-se de contratar, registrar e gerir todos os funcionários do condomínio através das mãos do Síndico e da Administradora do condomínio que em muito poderá contribuir, especialmente com as obrigações trabalhistas acessórias, seleção na contratação, dentre outras coisas.

Quais as vantagens de terceirizar a mão de obra?

A gestão fica sob responsabilidade da empresa contratada, assim, o síndico pouco se preocupa com sustituições de funcionários, faltas, recolhimentos, dentre outras obrigações. Em compensação, em geral observamos um comportamento de rotatividade de pessoal fornecido pelas empresas terceirizadas, o que em geral não é desejável pelos gestores do condomínio.

Já no caso da contratação orgânica, a atividade de gestão é bastante intensa, gerando necessidade de escrituração trabalhista, seja na carteira de trabalho do empregado, seja nos diversos livros e guis de recolhimentos mensais obrigatórios. Em geral, notamos que em condoínios com boa gestão a rotatividade de mão de obra é muito pequena, às vezes tendendo a zero, o que traz um ar de tranquilidade, segurança e boa interação entre moradores e funcionários contratados.

Nos dois casos mencionados acima, é imprescindível o estabelecimento de uma forte rotina de treinamento e capacitação, seja para treinar funcionários, seja para reclicar o conhecimento, trazendo novas práticas no dia a dia, novas técnicas utilizadas para invasão as quais, conhecidas, deixarão seu corpo de colaboradores muito mais esperto.

Conheça o “Botão de Pânico”, isso poderá salvar sua vida em casos de emergência!