Invasores e a Engenharia Social – Um grande risco a ser evitado

Invesões tem sido muito comuns em condomínios.

De uma forma mais frequentes em edifícios localizados nos grandes centros, mas também em condomínios residenciais, seja localizados em áreas urbanas ou rurais.

Portanto todo cuidado é pouco.

A Engenharia Social tem sido a forma mais frequente de ação dos invasores:

  • O golpe do entregador de pizzas;
  • O golpe do falso atendimento técnico da TV a cabo ou do telefone; Alguém liga para a casa do condômino e agenda uma suposta necessária visita técnica para troca de equipamento, por exemplo; Isso é um golpe com dia a hora marcados; Sempre ligue para a operadora através do telefone indicado no website da mesma e confirme se a tal visita é necessária mesmo;
  • A entradinha na “carona” do condômino pela entrada social;
  • Ingressar no prédio junto com o morador através da garagem;
  • A entrada do invasor na hora de colocar o lixo pra fora;

O que precisamos entender é que esse tipo de ação se serve da ingenuidade ou da falta de procedimentos rígidos no condomínio;

É claro que os riscos podem em muito serem minimizados através da adoção de tecnologia, mas é fundamental compreender que não existe segurança que resista à falta de disciplina.

Pense nisso, promova encontros dentre os gestores do condomínio –  síndico e conselho – e promova encontros também para debater as vulnerabilidades.

DICA: estabeleça uma pauta para nortear as reuniões e se possível, contrate um profissional especialista na área para conduzir essas atividades de forma profissional.

Conheça o APP Botão de Pânico