“Pobre” Museu da Língua Portuguesa é devorado por Incêndio

É com esse título que abrimos esse lamentável relato acerca do triste acontecimento que nos chocou a todos no dia de ontem (21/12/2015) – O Incêndio no Museu da Língua Portuguesa.

Localizado no Centro da Cidade de São Paulo, em edificação anexa à Conhecida Estação da Luz, o Museu inaugurado em março de 2006 vem sendo o Museu mais visitado em toda a América do Sul.

Em entrevistas o Diretor do Museu – Marcelo Dantas – lamentou o ocorrido, tendo relatado que, considerando-se ser o acervo todo digital, haverá possibilidade de recuperação total do mesmo.

O Museu possuia equipamentos de prevenção e ação contra o fogo, entretanto o Museu não possui Licença de Funcionamento fornecida pelo Corpo de Bombeiros, vindo funcionando suportada por licença provisória.

Não houve vítimas em termos de visitantes, pois o Museu da Língua Portuguesa não abria ao público às segundas feiras, porém, houve uma vítima no Corpo de Bombeiros que perdeu sua vida em luta para salvar nosso Patrimônio Cultural.

Em entrevista ontem, o Governador Geraldo Alckmin conclamou a sociedade civil a participar da reconstrução de tão importante Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro.

Aproveitamos para alertar e sensibilizar nossos gestores, seja de patrimônios públicos, ou mesmo gestores empresariais, síndicos de condomínios a que dediquem a devida atenção aos riscos de incêndio nos locais onde atuem.

Por Jair F.A. Pinheiro

Jornalista Mantenedor